quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O que significa "BRIDGE"?

O QUE É UM ROTEADOR EM BRIDGE?

Bridge provém do inglês que significa ponte. Ponte pode ser um bom exemplo para definirmos bridge, pois uma ponte liga duas estradas, e a bridge é nada mais nada menos que uma ligação entre duas redes de comunicação entre si. Quando um modem ou access point estiver conectado em modo bridge, significa que nele não há autenticação e que os dados apenas passam por ele. Muitas pessoas confundem com hub, porém são duas coisas bem distintas. O bridge é capaz de examinar pacotes e transmitir apenas para o destinatário correto, prevenindo assim, uma saturação na rede. 

Resumindo: qualquer dispositivo em modo bridge tem como função receber os dados de um lado e entregar pelo outro.

Exemplo:
No exemplo temos um modem realizando a autenticação do PPPoE, no IP pré determinado em 192.168.1.1, distribuindo DHCP do IP 192.168.1.100 até o 192.168.1.200. A partir deste, a conexão vai para o Roteador que está configurado em bridge, com IP pré determinado em 192.168.1.254 (esse IP pode ser definido em qualquer número, estando fora do DCHP para evitar conflitos). O ponto mais importante do roteador é que ele esta em MODO BRIDGE, com o DHCP DESABILITADO. Isso significa que os dados apenas passam por ele até o destinatário final.
OBS: podemos habilitar o DHCP no roteador também, mas o ideal é definir apenas um DHCP para rede, se necessitar mais que 100 clientes na sua rede, podemos aumentar o número no DHCP.

Mas porque utilizar o Roteador em Modo Bridge então?
Se colocássemos um hub no lugar do roteador, não teríamos a função Wireless, sendo assim, a internet funcionaria apenas via cabo. Mas se fossemos usar somente conexão cabeada, poderíamos tirar o Roteador e colocar um Switch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resolvendo #DIV/0!

COMO RESOLVER O ERRO #DIV/0! O retorno #DIV/0! após realizarmos uma fórmula no MS Excel, refere-se a: 1 - Um valor é dividido por zero; 2 - ...